Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 História da queda do muro de Berlim

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
vitoria fonseca 2014



Mensagens : 20
Data de inscrição : 14/02/2014
Idade : 19

MensagemAssunto: História da queda do muro de Berlim    Dom Fev 16, 2014 7:32 pm

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões.
No ano de 1949, o muro foi construído para marcar de forma concreta a divisão simbólica que ocorreu no mundo depois da Segunda Guerra. Metaforicamente, o muro não dividia apenas uma cidade em duas, mas o mundo inteiro, sob o domínio de duas potências ideologicamente antagônicas: Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista). Além disso, o muro teve uma utilidade prática: evitar a migração de alemães orientais para o lado ocidental, que tinha uma economia muito mais desenvolvida.

A construção do muro-> Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.

O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

A Queda do muro-> Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo no processo de reintegração da Alemanha.

Hoje o Muro de Berlin é uma grande galeria, sendo colocada como ponto turístico.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Control



Mensagens : 236
Data de inscrição : 13/02/2014

MensagemAssunto: Re: História da queda do muro de Berlim    Qui Fev 27, 2014 7:54 am

king 
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
História da queda do muro de Berlim
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» As belas histórias dos PAPAS! (Santos Padres)
» História da música "Amazing Grace"
» A História dos judeus mortos na inquisição
» A história do Papado - O que está por trás...
» Histórico do Estado do Rio de Janeiro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: História-
Ir para: