Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 como lidar com a pressão de escolher uma profissão tão jovem, aos 17, 18 anos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
karen baccaro



Mensagens : 19
Data de inscrição : 06/02/2014

MensagemAssunto: como lidar com a pressão de escolher uma profissão tão jovem, aos 17, 18 anos?   Dom Mar 16, 2014 9:45 am

EC: Muitos jovens ficam ansiosos no momento da escolha de uma faculdade por acharem que está definição deve ser para a vida toda. Como lidar com esse sentimento, e estar ciente de que a escolha profissional pode mudar no futuro?
Professora: Hoje, os jovens precisam fazer uma escolha quando ainda não possuem muitas certezas do que querem para o seu futuro. Não é fácil decidir por uma profissão, principalmente na faixa etária em que isso tem ocorrido. Os adolescentes entre 16 e 18 anos, em sua maioria, ainda não possuem muita clareza da profissão que querem ter o que gera muitas dúvidas no momento da escolha. Então é possível que alguns se arrependam da escolha no decorrer do processo de formação e não existe mal nenhum em rever a sua escolha e mudar se necessário de curso.
Claro, existe a questão das possíveis perdas, tanto de tempo quanto financeiras, mas é importante salientar que existe a possibilidade de rever a escolha. Hoje, existem programas de reorientação profissional justamente para auxiliar estes jovens que por algum motivo não estão felizes com a primeira escolha realizada.
Para auxiliar no sentido de ter um pouco mais de certeza é necessário que as pessoas que querem buscar uma formação profissional, procurem com antecedência, informações sobre os cursos que poderia escolher. A escolha do curso dependerá do conhecimento que as pessoas têm de si mesmo no que se refere as habilidades, as características pessoais e também de informações do mercado de trabalho onde o aluno está inserido ou pretende se inserir, avaliando adequadamente as oportunidades deste mercado.
A melhor maneira de você lidar com isso é você experimentar varias coisas e não temer nas conseqüências,só assim você terá certeza daquilo que quer e raramente você ira errar na sua escolha.(pode acontecer de você mudar ideia de última hora por se identificar com outra coisa).
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
como lidar com a pressão de escolher uma profissão tão jovem, aos 17, 18 anos?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Desafios na saúde pública: como lidar (...)
» Profissão: Maria-chuteira
» Acusação de traição infundada
» Ajuda com namorada depressiva
» Mirmecofobia - Pânico Severo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: OPEE-
Ir para: