Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Crise na Europa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mauricio Brandao



Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/03/2014

MensagemAssunto: Crise na Europa   Qua Abr 16, 2014 11:36 pm

A atual crise europeia vai além da parte económica. Entre as perigosas políticas de austeridade impostas pelo governo alemão e a falta de sugestões alternativas pela parte das autoridades europeias, torna-se óbvio que a crise financeira de 2008 não é por si só responsável pela espiral descendente da Europa.

O valor do PIB dos países europeus caiu consideravelmente: 5,3% na Grécia, 3,9% em Portugal, 4,1% no Chipre, 2,3% em Itália, e 2% em Espanha, sem mencionar a recessão em que a França está a entrar. No primeiro trimestre deste ano, a economia da União Europeia contraiu-se em 0,7%, ou 1% se considerar-mos somente a zona euro.

Se a crise económica de 2008 fosse a única causa responsável por tudo isto, a Europa não seria um dos únicos a sofrer tanto. Por exemplo, os Estados Unidos, o local de origem da crise, registou um crescimento económico de 1,9% em 2013 enquanto a sua taxa de desemprego se encontra no seu valor mais baixo em quatro anos.

A Europa, a qual por longo tempo teve o objectivo de manter o seu crescimento favoravelmente comparado com os Estados Unidos, encontra-se agora completamente perdida entre políticas incoerentes e disputas entre países.

Uma das razões principais para esta instabilidade na Europa é o fracasso evidente das políticas empregues pelas autoridades europeias quando as suas propostas parecem mais do que enigmáticas. A proposta de restrição da taxa de intercâmbio por Michel Barnier, o Comissário da União Europeia para os Mercados Internos e Serviços, é um exemplo perfeito de que a Comissão está a tomar medidas que não terão um impacto real.

A limitação da taxa de intercâmbio, uma taxa bancária paga por retalhistas quando é efectuado um pagamento com cartão, não só irá aumentar as taxas bancárias pessoais, visto que os bancos irão querer reaver o dinheiro perdido derivado a esta limitação, mas as margens de lucro dos retalhistas também aumentaram, visto que raramente baixam o preço derivado aos seus custos terem sido reduzidos.

Outra questão bastante significativa que tem acelerado de forma notável o declínio da Europa é a política de austeridade restrita, a qual a maioria dos países da UE adoptaram. Seria mais lógico para a Europa inspirar-se em países como os Estados Unidos, o qual conseguiu sair da crise económica, estimulando assim o mercado em vez de se concentrarem em reduzir o défice.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Crise na Europa
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ateísmo em crise?Líderes se atrapalham com definição
» Redação - Crise Hídrica (ENEM)
» Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?
» Crise vertiginosa...outra vez...
» a Crise mundial e o Apocalipse

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: Atualidades-
Ir para: