Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Engenharia civil

Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruno Mendes



Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/02/2014

MensagemAssunto: Engenharia civil   Qui Abr 17, 2014 2:53 pm

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
Peça rara no mercado
A cada ano, as universidades brasileiras formam 40 mil engenheiros. Mas, para atender à demanda do mercado, deveria formar 90 mil. Nos próximos cinco anos, o país precisará contar com 300 mil engenheiros de todas as áreas. E uma das mais importantes e carentes é a da Engenharia Civil.
Mercado de Trabalho
O ótimo desempenho do setor imobiliário influi na grande procura pelo engenheiro especializado em construções urbanas, residenciais ou corporativas. "A grande novidade de 2013 é que o crédito imobiliário deverá ultrapassar pela primeira vez o crédito pessoal e tende a aumentar num futuro próximo, atingido o patamar de países como Chile, México e China", diz Francisco Ferreira Cardoso, coordenador do curso de Engenharia Civil da USP em São Paulo. O crescimento da economia e os programas do governo federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida, alimentam a demanda pelo profissional. A região Sudeste continua sendo o principal mercado para este profissional.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias
As melhores escolas
5 estrelas
MG Belo horizonte UFMG, PE Recife UFPE, RJ Rio de Janeiro UFRJ, RS Porto Alegre UFRGS, SC Florianópolis UFSC, SP Campinas Unicamp, São Carlos UFSCar, USP, São José dos Campos ITA Eng. Civil-Aeronáutica, São Paulo USP;
Curso
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de Administração e Economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Atenção: há instituições que oferecem formação direcionada para uma área específica, como empresarial (com noções de administração e gestão de empresas na área), transporte e portos. A Univale, em Governador Valadares (MG) tem o curso de Engenharia Civil e Ambiental, que dá dupla habilitação e permite atuar tanto na construção civil e infraestrutura, como em saneamento, licenciamento e gestão ambiental, diagnósticos e perícias.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Ciência e Tecnologia (eng. civil); Ciências exatas e Tecnológicas (eng. civil); eng. Civil Costeira e portuária; eng. Civil de infraestrutura; eng. Civil e Amb.; eng. Civil empr.; eng. Civil-aeronáutica; eng. de prod. Civil; eng. de Transp.; eng. portuária;


O que você pode fazer
Construção urbana
Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
Estruturas e fundações
Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
Gerência de recursos prediais
Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
Hidráulica e recursos hídricos
Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
Infraestrutura
Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Control



Mensagens : 236
Data de inscrição : 13/02/2014

MensagemAssunto: Re: Engenharia civil   Qua Abr 23, 2014 1:31 pm

I love you 
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Engenharia civil
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» fisica I - engenharia
» Engenharia na UFTM
» Estatica TFGE Engenharia
» (UFJF-MG–2010) Em uma construção civil, os op
» 19 Abril 2009 CORREIO DA MANHÃ

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: OPEE-
Ir para: