Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Victória Machado



Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/03/2014

MensagemAssunto: Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano   Seg Maio 05, 2014 8:40 pm

1-) 450 anos de William Shakespeare. O bardo é um dos dramaturgos mais encenados no planeta. O autor inglês escreveu cerca de 40 peças, entre tragédias ("Otelo", "Romeu e Julieta", "Rei Lear"); dramas históricos ("Henrique 5º", "Ricardo 3º"); e comédias ("Muito Barulho por Nada", "Sonhos de uma Noite de Verão"). O dramaturgo mostrou a natureza humana em toda a sua complexidade: a paixão de Romeu e Julieta, a sua obra mais conhecida, o ciúme cego de Otelo, a ambição de Macbeth, entre outros.

2-)450 anos de Galileu Galilei. Galileu desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.). Entre suas criações se destacam: o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio. A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas ideias publicamente.

3-) Centenário da 1ª Guerra Mundial. O estopim do conflito foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, possível herdeiro do Império Austro-húngaro. A guerra ganhou proporções nunca vistas anteriormente, envolvendo 27 nações, um contingente de 40 milhões de soldados aliados e 21 milhões de combatentes dos Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria), com um número de mortes superior a 15 milhões. Novas armas, como metralhadoras, gases venenosos, aviões e submarinos, aumentaram o poder de destruição dos exércitos.

4-)Centenário de Dorival Caymmi. Com uma obra caracterizada pelos temas praianos e músicas que destacam a beleza de sua terra natal, a Bahia, Dorival Caymmi é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. O baiano compôs pérolas do cancioneiro popular, como "O Que É Que a Baiana Tem?", "Marina" e "Samba da Minha Terra".

5-)50 anos do golpe militar. Em 31 de março de 1964, militares contrários ao governo de João Goulart (PTB) destituíram o então presidente e assumiram o poder por meio de um golpe. O governo comandado pelas Forças Armadas durou 21 anos e implantou um regime ditatorial. A ditadura restringiu o direito ao voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição.

6-)50 anos de Mafalda. A mais famosa criatura nos quadrinhos do cartunista Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, nasceu em uma época conturbada, de golpes militares na América Latina e da Guerra do Vietnã. As tiras da garota de Buenos Aires têm como tema recorrente a crítica à sociedade do consumo, como o impacto da TV na vida das famílias de classe média.

7-)40 anos da Revolução dos Cravos. Em 25 de abril de 1974, militares do Movimento das Forças Armadas derrubaram o Estado Novo em Portugal (também conhecido por salazarismo, em referência a Antônio de Oliveira Salazar, que ocupou a chefia do governo durante a maior parte do período). Foi no governo de Marcelo Caetano que o regime chegou ao fim. A duração do Estado Novo (1933 a 1974), o autoritarismo que o caracterizou, o isolamento de Portugal e o atraso econômico do país se uniram às guerras coloniais, criando um clima de insatisfação.

8-)25 anos da queda do Muro de Berlim. Símbolo maior da Guerra Fria, o Muro de Berlim foi construído em 1961 e dividiu por 28 anos a Alemanha em dois blocos: a República Democrática da Alemanha - que seguia o regime socialista liderado pela União Soviética - e a República Federal da Alemanha - conduzida sob o regime capitalista. Depois da derrocada dos regimes socialistas, ele foi derrubado em 9 de novembro de 1989.

9-)20 anos do fim do apartheid. O apartheid foi estabelecido oficialmente na África do Sul em 1948. Os negros não podiam ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos, não podiam residir no mesmo bairro e nem realizar o mesmo trabalho, entre outras restrições. Pressões internacionais e a eleição do presidente Frederic. W. de Klerk conduziram o regime a uma mudança. Em 1990, o líder negro Nelson Mandela, que desde 1964 cumpria pena de prisão perpétua, é posto em liberdade. Nas primeiras eleições livres, Mandela é eleito presidente da África do Sul e governa de 1994 a 1999. Na foto, manifestantes protestam contra o apartheid, em 1956.

10-)20 anos do Plano Real. Durante a segunda metade do século 20, o Brasil foi o país com a maior inflação em todo o mundo. Essa difícil trajetória só foi interrompida em 1994, com a implantação do Plano Real, que tornou estável a economia brasileira. Para a concretização e eficiência do programa, o governo adotou medidas visando conter os gastos públicos, privatizar uma série de empresas estatais, reduzir o consumo com o aumento das taxas de juros e baixar os preços dos produtos por meio da abertura da economia a competição internacional.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Efemérides setembro 2015.
» Vamos praticar? Quais os possíveis temas podem cair na futura prova?
» Questão UFG - Oxigênio
» Efemérides maio 2015.
» Efemérides dezembro 2015.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: OPEE-
Ir para: