Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Maturidade Profissional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruna Piccoli



Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/02/2013

MensagemAssunto: Maturidade Profissional   Qui Maio 15, 2014 5:41 pm

“De todos os fatores que considero cruciais no desenvolvimento profissional, um dos mais necessários, sem dúvidas, é a maturidade.
Mais importante que ter um desempenho acima da média, é ser um profissional que mede as consequências de uma atitude ousada, que equilibra o ego e motiva a equipe e pares de maneira eficaz e constante. Um erro comum, porém, é a crença popular e intuitiva de muitos de nós ligarmos a palavra “maturidade” à palavra “idade”. Lembro que o processo ou estado de maturidade se dá quando uma pessoa desenvolve – ou não – suas capacidades emocional, intelectual e moral. Alguns profissionais têm um senso mais apurado para cada uma das áreas, outros profissionais simplesmente não desenvolvem estas percepções e podem passar a atrapalhar o desempenho de suas equipes. Isso pode se dar pela falta de senso autocrítico e feedback, principalmente. A maturidade não está somente no reconhecimento das responsabilidades e deveres que o trabalho de cada um exige, em qualquer posição hierárquica que esteja. Está, também, no modo de se comunicar, escrever e, principalmente, nos atos.”
E ainda sobre o tema maturidade profissional, absolutamente correlacionada com inteligência emocional, complemento com uma ponderação de Wilson Mileris: “É preciso considerar que as emoções são contagiosas, e a equipe é influenciada pela emoção de seu líder e de seus membros, positiva ou negativamente. O fato é que os líderes, inteligentes emocionalmente, são maduros e capazes de reconhecer como os próprios sentimentos afetam o desempenho no trabalho. Eles têm facilidade de enxergar o contexto geral numa situação complexa. Portanto, precisam disseminar junto aos seus pares que a imaturidade é uma geradora de fracassos e que precisamos urgentemente de mais gerentes-amortecedores e esse tipo de gerentes nós encontramos entre os maduros emocionalmente que entendem que a inteligência emocional coletiva é o que separa as equipes de alto desempenho das equipes medíocres, uma vez que o desempenho profissional da equipe é diretamente proporcional à habilidade do líder e da equipe de lidar com o clima emocional e os relacionamentos interpessoais da equipe.”
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Maturidade Profissional
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL
» movimento uniforme
» 10 maneiras de acabar com a Terra.
» Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?
» testes de vocação profissional

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: OPEE-
Ir para: