Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 História do início da filosofia antiga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruna Piccoli



Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/02/2013

MensagemAssunto: História do início da filosofia antiga   Qui Maio 15, 2014 5:57 pm

Costuma-se atribuir a Pitágoras de Samos, filósofo grego que viveu no século VI a.C, a criação do termo Filosofia. Para os gregos a Filosofia tinha um significado muito profundo, era uma constante busca pela sabedoria, era o amor por esta tal sabedoria. O saber era algo mágico, um dom, se assim podemos dizer, um privilégio que apenas os deuses possuíam, e cabia aos humanos tentar encontrá-la, entendê-la, e assim, compartilhá-la, mesmo que fosse necessário entender que por mais que se procure a sabedoria, ninguém jamais a terá. Ela é uma busca constante, quanto mais se procura, mais se tem a procurar. A princípio ela tinha um conceito religioso, pois sempre que se falava em Filosofia se citavam os deuses e seres míticos, porem, mesmo com a mudança de raciocínio muito tempo depois, o significado geral continuou sendo o mesmo, pois independente da área que ela seja empregada, seu conceito é único, a busca pela sabedoria.
O primeiro filósofo foi o grego Tales de Mileto, que se viu com uma enorme necessidade de entender o mundo, não apenas como todos diziam entender, mas de uma força mais profunda, com argumentos concretos, reais.
Quando a Filosofia antiga diz que seu objetivo é compreender toda a racionalidade humana, o que ela está realmente tentando nos explicar é que seu objetivo de estudo não aceita simples explicações míticas, sem uma origem clara ou fundamentada. Não é aceitável dizer que está chovendo apenas porque uma nuvem carregada, enviada por um deus, parou sobre um local. Os filósofos queriam mais do que essa teoria, eles desejavam a compreensão por inteiro de tal ato, o porquê desta nuvem está carregada, que detalhes fazem com que se acumule essa água e ela caia em seguida. Como se formam essas partículas. Eles querem argumentos, querem entender as verdadeiras causas desse fenômeno, isso o distingue dos mitos, pois sua explicação deve vir da Razão, com fundamentos convincentes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
História do início da filosofia antiga
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» As belas histórias dos PAPAS! (Santos Padres)
» A história do Papado - O que está por trás...
» Histórico do Estado do Rio de Janeiro
» A Verdadeira História de Jesus Cristo - Contestado!
» Livro: Flavio Josefo – História dos Hebreus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: Filosofia-
Ir para: