Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Por que ensinar Sociologia?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
marinasimao



Mensagens : 19
Data de inscrição : 14/02/2014

MensagemAssunto: Por que ensinar Sociologia?   Sex Maio 16, 2014 5:27 pm

Dizem que a sociologia é importante para o resgate da cidadania em nosso país. Pode ser. Essa disciplina deve realmente contribuir para isso na medida em que fornece informações acerca da estrutura e das relações sociais e cria um espaço privilegiado para discussões que nem sempre se fazem presentes na escola. De minha parte, porém, ainda acredito que sua maior contribuição não está na “formação da cidadania” ou numa pretensa “conscientização” do povo alienado do seu modo de inserção nas relações sociais. Não, nada disso. A sociologia, enquanto disciplina no ensino médio, não realiza nenhuma missão emancipadora, nem se inscreve num projeto de transformação social. São bem mais modestos os seus objetivos; mas que isso não nos leve, no entanto, a uma cegueira quanto ao alcance de seus resultados.

Poderíamos desenvolver uma longa sequência de argumentos fundamentando a importância da inclusão da disciplina sociologia nos currículos de ensino médio. Seria impossível, no entanto, codificar as reações de espanto e curiosidade ou as mudanças sutis de percepção e linguagem produzidas nos jovens que já tiveram o privilégio do contato com a ciência social. Menos no trato com as teorias sociais e mais na postura dos alunos diante da vida em sociedade; menos no discurso informado por conceitos sociológicos – às vezes bem complexos –, mais nos olhares de quem se encontra em face de um enigma é que se pode aferir quão importante se torna para os alunos a descoberta sobre como nossa vida é perpassada por forças nem sempre visíveis – por nossa simples pertença a um grupo social. E não a um grupo social qualquer, mas a esse grupo, com sua identidade, posição, símbolos e recursos de poder. É na descoberta de nossa participação numa teia de relações, na compreensão de como a nossa personalidade está relacionada à linguagem, aos gestos, às atitudes, aos valores, à nossa posição na estrutura social – nas palavras de Dumont: para que o indivíduo de ontem torne-se social, não mais ele e os outros, mas ele em meio aos outros – que está a justificativa para o ensino dessa ciência nas escolas. Ensinar sociologia é, antes de tudo, desenvolver uma nova postura cognitiva no indivíduo. Eis o aspecto humano essencial dessa disciplina.

Quando o aluno compreende que os cheiros, os gestos, as gírias, as tensões e conflitos, as lágrimas e alegrias, enfim, o drama concreto dos seus pares, é em grande medida resultante de uma configuração específica de seu mundo, então a sociologia cumpriu sua finalidade pedagógica. E, no fim das contas, é a cidadania e a democracia de nosso país que saem ganhando.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Por que ensinar Sociologia?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alguém pode me ensinar a fazer
» Escola Bíblica: Família um projeto de Deus. Considerações finais: O que ensinar aos meus filhos?
» O que é a verdadeira páscoa, e como ensinar isso as crianças?
» NOÇÕES DE SOCIOLOGIA
» Conteúdo Programático SOCIOLOGIA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: