Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Sociologia Positivista

Ir em baixo 
AutorMensagem
FlaviaGrangeia

avatar

Mensagens : 19
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 20

MensagemAssunto: Sociologia Positivista   Sex Maio 16, 2014 5:42 pm

Como o próprio termo faz subentender, a sociologia é a ciência que toma a sociedade como objeto de estudo. Isso engloba análises referentes a sua estrutura, organização, e principalmente os processos que interligam os indivíduos que constituem essa sociedade. Dentre esses processos, as relações humanas e as ações sociais realizadas por esses sujeitos são o que mais atraem o olhar dos sociólogos que buscam sempre compreender essas relações e o comportamento humano.

Desde o surgimento dessa ciência muitas vertentes tem travado disputas em torno da defesa do método que seria o mais legítimo para as análises desses objetos, e algumas correntes adquiriram muita força nesse campo e ainda exercem muita influ
encia. Outra surgiram questionando os grandes cânones já existentes mas o fato é que coexistem diversas teorias sociológicas.

Inicialmente o termo Sociologia foi cunhado por Auguste Comte em 1838 a partir de sua intenção de unificar as ciências que empenhavam-se de alguma forma em estudar o homem. Auguste Comte é um importante teórico da sociologia e precursor de diversas teorias, dentre elas a teoria do positivismo que é responsável pela existência da vertente da sociologia positivista.

O método positivista de Auguste Comte está arraigadabasicamente ao primado da empiria. Isso significa dizer que sua teoria partia de um pressuposto livre de idealismos e racionalismos valorizando enquanto método científico o evento de experiência sensível. Para este teórico e de acordo com sua concepção positivista de ciência, a verdadeira produção científica só poderia derivardessa experiência, por ser baseada apenas no mundo físico e material e dessa forma seria também a única capaz de produzir a partir disso dados concretos e cientificamente respeitáveis.

O pensamento positivista, do qual Auguste Comte e o maior expoente, defende ainda que o único conhecimento legítimo e verdadeiro é o conhecimento científico, e esse deveria então basear-se inevitavelmente no método positivista. A desvalorização de tudo aquilo que não tivesse a possibilidade de ser comprovado de maneira científica através da observação e da experiência faria com que esses fenômenos fossem atribuídos ao domínio metafisico.

Emile Durkheim, outro grande expoente da Sociologia, foi um continuador crítico da obra e da teoria de Auguste Comtee desse modo foi imprescindível para a elaboração do ideal científico para a área da Sociologia. Essa sua ligação explica a relação de aproximação existente entre a sociologia positivista e a sociologia funcionalista.
O intento principal desses teórico e especialmente de Durkheim era o de estabelecer a cientificidade da Sociologia e diferenciá-la das demais demais ciências humanas uma vez que não foi possível tomar para esta ciência o encargo de analisar todas as questões relativas ao homem. Diferenciou-se a sociologia das filosofias e demais ciências sociais a partirde sua definição como um estudo metódico da realidade social a partir observação e experimentação que são os princípios da teoria positivista.

Definiu-se também enquanto objeto central dessa ciência a análise do fatos social. Além disso esses teóricos trabalharam na elaboração de uma metodologia sólida para essa disciplina que tornava-se cada vez mais independente das demais. Essa autonomia fez com que fossem cunhados termos e conceitos até hoje utilizados por sociólogos.

Desse modos, a Sociologia positivista é uma vertente que parte das teorias fundadoras da Sociologia como ciência, desenvolvidas por Auguste Comte com a continuidade em Durkheim que além de defender a particularidade metodológica dessa ciência afirma que a mesma deve chegar a suas conclusões científicas somente através do método empíricos e da experiência sensível, ou seja, observação e experimento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Sociologia Positivista
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» NOÇÕES DE SOCIOLOGIA
» Conteúdo Programático SOCIOLOGIA
» Exercícios - O surgimento da Sociologia
» Apostilas Sociologia Bernoulli
» Classes sociais (ITA 2012)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: