Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Crise do I Reinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Larissa Lourdes



Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/02/2013

MensagemAssunto: Crise do I Reinado   Sex Maio 16, 2014 5:45 pm

O Império Brasileiro nascia em meio a uma crise econômica, com uma balança de comércio deficitária pois a queda das exportações não era acompanhada pela redução de importações. O governo também passou por grave crise financeira, já que em fases de montagem de Estado, os gastos são elevadíssimos. Os acordos comerciais com a Inglaterra mantinham a balança deficitária, com mínima arrecadação alfandegária. A recorrência a empréstimos externos e as emissões constantes de moeda geraram endividamento crônico.

Sucessão Portuguesa
Dada a morte de D. João VI em 1836, D. Pedro foi aclamado rei de Portugal, provocando profundo medo em todos os brasileiros, já que agora viam-se sob ameaça de reunificação de coroas, o que colocava em risco a independência do Brasil.
Devido sucessivas manifestações no Rio de Janeiro, D. Pedro renunciou o trono em favor de sua filha, D. Maria da Glória. Para regente, D. Pedro indicou seu irmão, D. Miguel, o qual se apossou ilegitimamente do trono, assim começando uma longa luta entre os dois, sustentada por recursos nacionais e empréstimos ingleses.

Todo o I Reinado caracterizou-se pelo antagonismo entre a elite agrária que sustentou a independência de D. Pedro I. Apoiado em elementos radicais, em tropas mercenárias e na burguesia lusa, que se identificava com os interesses recolonizadores de Portugal, D. Pedro I reinou como monarca absoluto, nomeando e demitindo livremente seus ministros.

Com a adesão de tropas, o movimento popular, liderado pela aristocracia rural, forçou D. Pedro a abdicar, renunciando o trono a favor do filho. Assim consolidava-se a independência, o risco de uma reunificação estava definitivamente afastado. D. Pedro I volta para reinar Portugal, com título de D. Pedro IV, deixando para trás o filho, D. Pedro de Alcântara, para ser criado por tutores.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Crise do I Reinado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» liberais e conservadores segundo reinado
» Ateísmo em crise?Líderes se atrapalham com definição
» Redação - Crise Hídrica (ENEM)
» Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?
» Crise vertiginosa...outra vez...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: História-
Ir para: