Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Por que o OPEE é importante

Ir em baixo 
AutorMensagem
Carolina Araujo Mesquita



Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/02/2014

MensagemAssunto: Por que o OPEE é importante   Sex Maio 16, 2014 7:51 pm

A OPEE - Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo foi criada com o intuito de propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento e dos projetos de vida da criança e do adolescente. Há mais de dez anos, está presente nos currículos escolares e em projetos de aperfeiçoamento empresarial. Esta metodologia de ensino tem como meta construir as bases cognitivas, atitudinais, comportamentais e emocionais do aluno, aspectos necessários para o pleno desenvolvimento humano, bem como para a construção da empregabilidade e da atitude empreendedora. Atualmente são 120 mil da Educação Básica em todo o Brasil que utilizam o material.
O objetivo dessas aulas é bem claro: ajudar a preparar os alunos para vida.

Desde o primeiro ano do fundamental, os alunos são instruídos sobre o mundo, as profissões que existem e, nesse contexto, identificam as oportunidades de trabalho compatíveis com as pessoas que são e, sendo assim, descobrem caminhos na vida que os tornam mais plenamente felizes.

As aulas de Projeto de Vida oferecem ainda Educação Financeira e Empreendedorismo. Ou seja, os alunos aprendem a lidar também com dinheiro e entender sua aplicação prática na vida contemporânea. Em resumo, os alunos aprendem sobre o preço, o custo e, principalmente, sobre o valor da coisas!
Essa aula se foca em quatro eixos principais, a saber:



Autoconhecimento: objetivo de fazer com que o aluno se conheça melhor, seus pontos fortes e seus pontos fracos, suas paixões e ambições, de forma que ele entenda melhor suas motivações pessoais;
Educação Financeira: objetivo de mostrar para o aluno a importância de saber lidar com dinheiro, com o consumismo, cartões de crédito, cheque especial, juros, investimentos a longo prazo. Enfim, preparar o aluno para ser um adulto equilibrado financeiramente, independente do salário ganho ao final de cada mês.
Mercado de Trabalho: objetivo de mostrar ao aluno a realidade do mercado de trabalho de hoje, bem como as oportunidades que se apresentam no dia-a-dia. O mercado é algo dinâmico e novas oportunidades surgem com frequência e, nesse sentido, quem conhece mais opções tem maiores chances de escolher algo mais apropriado para sua vida;
Profissões e Ocupações: objetivo de ensinar ao aluno, com riqueza de detalhes, a respeito das profissões e ocupações que o mercado de trabalho oferece. Quanto mais e melhor o aluno conhecer as profissões e ocupações do mercado, mais segurança ele terá de escolher um caminho na vida que o fará feliz;
Processos Seletivos: objetivo de conhecer os processos seletivos de muitas das oportunidades profissionais, buscando esclarecer os caminhos mais interessantes para cada um. Vestibulares e concursos públicos são exemplos de processos seletivos importantes para muitas das profissões que desenvolvemos hoje em dia.
As aulas de Projeto de Vida estão alinhadas com a Metodologia de Ensino Futuro, desenvolvida pelo Colégio Futuro Vip. Essa metodologia é o coração da filosofia de nosso colégio que busca, em primeiro lugar, formar alunos que brilham, que realizam seus sonhos e que, portanto, são alunos vencedores!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Por que o OPEE é importante
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» LEITURA: HÁBITO IMPORTANTE PARA O SER HUMANO
» Opinião sobre desabafo... Importante
» Dilma diz que a Lua é mais importante que o sol !!!
» Após a Sétima Trombeta...entra em cena uma mulher
» O Sacrifício do Calvário foi COMPLETO? Alguém foi SALVO com o Sacrifício de Jesus?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: