Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Vamos filosofar um pouco?

Ir em baixo 
AutorMensagem
jonathan henrique



Mensagens : 9
Data de inscrição : 24/03/2013

MensagemAssunto: Vamos filosofar um pouco?   Sex Maio 16, 2014 8:21 pm

Bons tempos aqueles em que a filosofia fazia parte do currículo escolar básico. Os estudantes aprendiam a se conhecer, a se respeitar e, assim, a respeitar e amar o próximo. Aprendiam a pensar e amar a Pátria. Cultuavam pais e professores. Adquiriam a consciência sobre o próprio papel que lhes caberia diante da sociedade: aprimorá-la, desenvolvê-la e deixar como herança aos seus descendentes um mundo melhor.
Diante do escândalo do BBB (Big Brother Brasil), com suposto caso de estupro, ouvi o Fernando Dini dizer: “todo mundo está reclamando, mas o programa existe porque há telespectador; ele dá Ibope e gera muito dinheiro. Bastaria desligar a TV e pronto. BBB é como droga. Só tem resultado porque tem consumidor”.
A nossa mente é atraída principalmente pela curiosidade. E até grandes personalidades são surpreendidas. Tony Blair, por exemplo, estava sendo convencido por George W. Bush a continuar com os ataques no Iraque: “Blair, não tem erro, vai por mim...”. Então, ele questionou: “E a opinião pública internacional Bush?” Com sorriso, o presidente dos Estados Unidos comentou: “Não esquenta. Ouça meu plano: vamos matar só 3 milhões de iraquianos e um vendedor de bicicletas”. O inglês, de pronto, perguntou: “Um vendedor de bicicletas, por quê?” Bush deu uma gargalhada e arrematou: “Está vendo, ninguém se preocupa com um milhão de iraquianos”.
Piada ou não, olhamos sempre ao próprio umbigo e fazemos pouca coisa em benefício coletivo. Gostamos de observar. Apreciamos fofocas. Acompanhamos o noticiário para saber quem e como vai agir: Vão tirar o programa do ar? A TV Globo vai ser processada? Foi ato de racismo tirar um negro do BBB? Na verdade, continuamos com o televisor ligado.
Abraham Lincoln disse: “Deus deve amar os homens medíocres. Fez muitos deles”. Mas, também disse: “E no fim, não são os anos em sua vida que importam. É a vida em seus anos”. De fato é importante que façamos o melhor em nossa vida, para nos afastarmos da mediocridade e sermos úteis à humanidade. Antes, precisamos ser úteis a nós mesmos.
No governo da ditadura perdemos as aulas de filosofia. Como vivemos em democracia, podemos até filosofar através da imprensa. E como disse o político americano Alfredo Emanuel Smith, no começo do século passado: “Todos os males da democracia podem-se curar com mais democracia”. Para isso, precisamos parar para refletir sobre as próprias ações e avaliar as informações que recebemos com maior atenção, a fim de não sermos massificados. Outro dia o Edgard Moura recordou a famosa frase de Nelson Rodrigues: “O brasileiro tem complexo de vira-lata”, ou seja, nos julgamos inferiores e não ousamos.
Movimentos denominados Sem Teto e Sem Terra geram na mente dos participantes uma “verdade” triste. Eles passam a viver o pertencimento ao grupo e, assim, ficam aprisionados nessa condição inferior. Limitam-se. Penso: eles deveriam ser estimulados a conquistarem teto e terra; a ganharem o pão com o suor do rosto e a sociedade, por sua vez, deveria se comprometer em criar oportunidades para eles vencerem. Poderiam ser chamados de Teto é Vida, Terra & Produção, Plantar é Gerar Vida etc. Caetano Veloso compôs “É proibido proibir”. Detestamos ouvir um não. Quando vejo cartazes dizendo não, fico horrorizado. Na França, por exemplo, não há cartaz proibindo “Não fume”, mas alerta: “Proteja-se do fumo”. Ou seja, há a valorização da vida.
Para concluir, vamos lembrar mais uma frase do indiano Mahatma Ghandi, um dos homens mais brilhantes que já conhecemos: “Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro. Há menos competição”.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Vamos filosofar um pouco?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» VAMOS ESQUECER UM POUCO NOSSAS FOBIAS VIISITEM O SITE rosette.27.webnode.pt
» VAMOS CHUTAR!!!QUANTOS REPROVADOS ATE O MOMENTO?
» O exercício físico é de pouco proveito???
» HOJE É DOMINGO VAMOS PARA A IGREJA .
» Falando um Pouco sobre Baterias e Inversores de Tensão

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: Filosofia-
Ir para: