Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 O uso de drogas e a criminalidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
isabellamartins



Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 19

MensagemAssunto: O uso de drogas e a criminalidade   Sex Maio 16, 2014 8:26 pm

O uso de drogas e a criminalidade estão cada vez mais próximos. Dados do Programa Ação pela Vida, da Secretaria de saúde, revelam a relação direta entre o número de homicídios e o uso de entorpecentes. De acordo com o levantamento, 64% das vítimas de homicídio faziam uso ou estavam sob efeito de drogas, sendo esse o fator principal dos casos de mortes violentas no DF.

O estudo faz parte do relatório de Exames Toxicológicos do Instituto Médico Legal (IML), e reuniu 188 casos de assassinatos ocorridos até março deste ano.  Os dados serão usados pelo plano, que tem como um de seus eixos o enfrentamento ao uso e ao tráfico de drogas, por meio da integração das forças policiais.

Entre os casos de assassinatos, 65%   estavam relacionados a crimes como roubos, furtos, o uso de drogas, homicídios, ameaça e lesão corporal. "Esse estudo serve como uma base sólida para comprovar que o grupo de risco de pessoas comprometidas com o crime está sendo vítima  de homicídio. Em quase 100% dos casos, vítima e autor possuem um perfil muito semelhante. Ambos com passagens pela polícia, quase sempre por crimes vinculados ao consumo e tráfico de drogas”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

As vítimas com antecedentes criminais relacionados a roubo são a maioria (21,4%), seguidas por furtos (13,8%) e uso de entorpecentes (10,6%). Para o secretário Sandro Avelar, a ligação das vítimas com o crime é o principal motivo de homicídios, o que reduz muito a chance de quem não está ligado a ele ser alvo da violência.

“No Distrito Federal, a incidência de vítimas de morte violenta sem envolvimento com o crime é muito pequena. Atualmente, as forças de segurança trabalham para reduzir o índice de homicídio entre esse grupo de risco, apesar da dificuldade em prevenir tais crimes, principalmente em decorrência do estilo de vida dessas pessoas", constata Avelar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O uso de drogas e a criminalidade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ajude a divulgar-Fim dos tempos no uso de drogas.
» Juristas pedem que uso de drogas seja descriminalizado - isso sim é motivo pra se preocupar
» ansiedade causada por drogas
» Curar a Depressão sem Drogas
» ansioliticos antidepressivos drogas e alcool

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: